quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cuidado com o que comes!

C

omo era de se esperar, mais um estudo comprova que comidas processadas, como linguiça, bacon, salame e etc, podem aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes. Mas o interessante deste estudo, que na verdade é uma revisão sistemática e meta-análise, é que ele comparou uma dieta com este tipo de comida com a tão mal-falada carne vermelha não processada, e constatou que a primeira é que tem o grande efeito nocivo.

Outro fato importante aventado pelos pesquisadores da Universidade de Harvard (autores do estudo) foi que o sal teria a maior influência na gênese destas patologias e não a gordura. A pesquisa, publicada no jornal Circulation, especula que as quantidades de colesterol e gorduras saturadas foram similares, mas que o sal e os conservantes adicionados às carnes processadas seriam os veradeiros vilões e, então, explicariam as diferenças encontradas no estudo.

O próprio efeito hipertensivo do sal pode ser a chave para aumentar o risco de doença cardíaca. Além disso, em experimentos com animais, viu-se que conservantes com nitrato podem promover aterosclerose e reduzir a tolerância à glicose, o que explicaria a maior incidência de diabetes conjuntamente ao problema coronário.

Em números, esta revisão que observou 20 estudos envolvendo mais de 1 milhão de participantes oriundos de 10 países, constatou que uma média de 50g de carne processada diariamente esteve associada ao aumento de 42% no risco de doença coronariana e de 19% no risco de desenvolvimento de diabetes.

Segundo Renata Micha, líder do estudo, ainda que a relação causa-e-efeito não possa ser provada por este tipo de estudo, é conveniente salientar que os estudos-base foram ajustados para outros fatores de risco. Mas também é preciso dizer que o fato de se consumir carne processada geralmente é um indicativo de um mau hábito alimentar como um todo, e isso sim, tem um grande efeito nocivo sobre nossa saúde.

As recomendações de sempre seguem valendo: prefira por carnes grelhadas ou assadas, troque o sal por algum tempero vegetal... e por aí vai...

Enfim, como tudo na vida, este é mais um tema que não deve ser visto isoladamente, afinal, devemos nos policiar sempre, pois uma gordurinha no almoço te induzirá ao doce da sobremesa... e isso hoje, amanhã... já viu onde vamos parar!

Fonte
'Sausage not steak' increases heart disease risk, da BBC News
Estudo original: na revista Circulation (mas este, só para quem pode... o que não é o meu caso - mas o
abstract já tá valendo!)

Um comentário:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

......... '/”\,
...___/’ . .’\___
.. “-, . . . . . . ,-“
...... ) . . . . (
.... / . ,-~-, . \
.. ’-“¯ : : : ¯”-‘

oieeeee!!!
vim ver as novis e
desejar uma ótima semaninha!!!
=D

* * ( ' ""() Bye
* ("( 'o', ) bye
• (")(")(,,) * Vivian