sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Enxaqueca, à luz dos conhecimentos atuais

D

esculpe-me pelo trocadilho.... mas sabe aquela sensação de que uma luz (seja do sol ou mesmo a daquele cômodo bem iluminado) piora a dor de cabeça? Pois é, essa é uma experiência por que passam muitas das pessoas que sofrem de enxaqueca. E agora a ciência começa a desvendar o porquê deste acontecimento. Veja nas linhas a seguir uma breve descrição do estudo que levou a esta conclusão.

De acordo com estudos da Universidade de Harvard, liderado por Rami Burstein, professor de anestesia and medicina de tratamento intensivo do Beth Israel Deaconess Medical Centre, em Boston, EUA, foram provados e desvendados os motivos de a luz piorar a enxaqueca - a via visual está realmente envolvida neste processo que é chamado de sensibilidade à luz ou fotofobia.

Na pesquisa, foram feitos dois grupos de participantes (ambos cegos e enxaquecosos): o primeiro era totalmente cego (tanto para imagens como para percepção de luminosidade), devido a doenças oculares como câncer de retina e glaucoma; já o outro grupo, cego por doenças degenerativas da retina (p.ex.: retinite pigmentosa), não percebia imagens mas era provido de percepção luminosa. Logo, o segundo grupo dispunha de um ciclo sono-vigília íntegro, pelo fato de saber quando é dia e quando é noite, mesmo sem oficialmente ter o poder de enxergar. Assim, pacientes deste último grupo descreviam intensificação da dor de cabeça quando eram expostos à luz, particularmente com comprimentos de onda azul ou cinza, o que indica que o mecanismo da fotofobia deve envolver o nervo óptico, que transportaria sinais da luminosidade ao cérebro.

Mais especificamente, a suspeita recai sobre fotorreceptores retinianos contendo melanopsina (que ajudam no controle biológico das funções do sono e da vigília), uma vez que eles são os únicos receptores para luz funcionantes na retina dos cegos do segundo grupo. Esta evidência foi corroborada por um teste com eletrodos instalados nestes "neurônios da enxaqueca", onde se mostrou que a estimulação destes receptores gerou sinais com o mesmo trajeto daquele feito pela fotoestimulação.

Acredita-se que a enxaqueca se desenvolva por irritação meníngea (meninges são as membranas que recobrem o sistema nervoso central), o que estimula receptores para dor e desencadeia uma série de sintomas de forma prolongada, fato muito conhecido dos portadores da enfermidade. Outro fato curioso que foi evidenciado na pesquisa é o de que os neurônios fotoestimulados permanecem assim por um tempo, mesmo com a interrupção da incidência de luz, o que explicaria a intensificação da cefaléia segundos após a exposição à luz e a permanência da dor mesmo após ficar alguns minutos na escuridão.

3 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

◦΅˚◦.ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ.◦˚΅◦
‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗◊≈◊≈◊≈◊≈◊‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗
              ◦΅˚◦.ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ.◦˚΅◦


Olá...

  ξм ѕυα cαмίŋђαđα,
  Dєίxαrάѕ þєgαđαѕ,

  ξ ŋєѕѕαѕ þєgαđαѕ,
Cυίđαđσ cσм σѕ rαѕŁrσѕ qυє ναίѕ đєίxαr,

Eѕþαļђє ѕємєŋŁєѕ đє þαz є αмσr,
Aмσr qυє þσđєrάѕ cσļђєr đєþσίѕ,

  ξ qυє ѕυα cαмίŋђαđα,
Şєנα ѕємþrє вєм đίrєcίσŋαđα,
Şємþrє ļєναŋđσ υм ѕσrrίѕσ,

  ξѕþαļђαr αмίzαđє,
爪єļђσr cαмίŋђσ þαrα α fєļίcίđαđє!!

(autor desconhecido)

  乃єίנσร rєþļєŁσร đє ¢คrίทђσ

ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi

      ◦΅˚◦.΅◦ΰ◦΅ﻍﻸછﻸﻍ΅◦ΰ◦΅.◦˚΅◦
◊≈◊≈◊≈◊≈◊‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗◊≈◊≈◊≈◊≈◊


... passei por aqui!
um ótimo fds!
bjooo
=D

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!

que delícia a sua visita em meu blog!
adorei!
uma ótima semaninha!
=D

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!

que delícia a sua visita em meu blog!
adorei!
uma ótima semaninha!
=D