quinta-feira, 12 de março de 2009

Dia Mundial do Rim

H

oje, dia 12 de março de 2009, é comemorado o Dia Mundial do Rim (
World Kidney Day). Como estudante de medicina e membro da NefroVIDA Medicina, a liga acadêmica de nefrologia da Universidade Federal de Pelotas, uso este meio de divulgação para informar que está sendo realizado hoje, das 9h às 18h no centro da cidade de Pelotas-RS, uma atividade junto à comunidade pelotense com o objetivo de monitorar a saúde da população para inserí-la no acompanhamento médico regular, com ênfase dada às doenças que mais afetam o sistema renal: diabetes e hipertensão.

As atividades envolvem a participação do grupo Lions da cidade, que tem a tarefa de aferir a glicemia dos participantes, os quais em seguida, ficam sob responsabilidade dos acadêmicos da UFPel integrantes da liga, que aferem a pressão arterial e investigam outros fatores de risco para doenças renais e cardiovasculares, como estado nutricional, hábito tabágico, idade, condição socioeconômica, entre outras. Finalmente há a orientação para que os pacientes procurem seus médicos caso seja evidenciado alguma anormalidade e, se alguma pessoa não faz acompanhamento médico, faz-se o encaminhamento à unidade ambulatorial à qual a liga está vinculada.

Lembro ainda que esta prestação de serviços é gratuita e não é necessário a pessoa ser portadora de alguma doença para ser atendida.

10 comentários:

Marina Melow disse...

Que interessante...
Será que também existe dia mundial do Pulmão?
Ou do útero?

Gostei de saber dessa.

kilder disse...

aff...nao sabia que existia um dia de comemoração dos rins!!!! rsss...é hilário!!!! bom, parabens pelo blog, bem legal.

t+

Ewerton Figueiredo disse...

rapaz, que blog bacana!Estava acessando a internet e acabei chegando neste blog!Muitas informções importantes que fazem jus ao proprio nome do blog.Eu adicionei seu link ao meu blog e ainda fiz um comentário sobre o mesmo!vlw

Andreia Ferruginni disse...

Interessante,pouquissimas pessoas sabem disso...e o mais lamentável é que poucas pessoas dão importancia ao rim!não sabem como uma pessoa que tem alguma doença renal sofre...não entendo muito de medicina mais eu penso assim:devemos celebrar cada parte,cada orgão do nosso corpo.
Você é estudante de medicina...?legal.
Beijos e obrigada por comentar.
você gostou da minha playlist?legal né...coloquei meus artistas prediletos.
beijos novamente

Bia Mól disse...

caramba! não sabia que tinha o dia do rim e muito menos sabia que você era estudante de medicina. =O bem que a maioria dos texto que você publica aqui são sobre isso...

agora reparando...bem que você tem cara de médico. auheauhueheauae
beijo

Bia Mól disse...

não sabia que tinha um dia do rim e muito menos que você é estudante de medicina. =O bem que eu já tinha percebido que você posta muito sobre esse assunto...mas eu achava que era jornalista!

reparando agora...você tem mesmo cara de médico. auhaeueheueaheu =]
beijos

Bia Mól disse...

(tipo que eu to tentando comentar freneticamente aqui e o aviso - O comentário estará visível depois de ser aprovado - só apareceu agora! ¬¬)

Caroline Mendes disse...

Muito legal, não sabia que existe um dia para o rim! =]


Passei para avisar que indiquei seu blog a um selo. =]

http://cantodoescritor.blogspot.com/

Vivian Sbrussi disse...

Oiii Nuno!
td certinho?

queria te indicar um selinho, sei que vc já conhece ele, hehehehe, mas faço questão de te oferecê-lo! não posso deixar o seu blog de fora!!!

http://viviansbrussi.blogspot.com/2009/03/recebi-do-querido-amigo-nuno-de-mattos.html

Parabéns pelo seu blog! ele é nota 10!!!

micaela disse...

minha mae ta sofrendo dos rim ta com muita agua no corpo nao pode caminhar por causa desse problma um rim dela nao funciona muito lega seu blog