sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os dois lados da moeda

A

pouco fiquei sabendo de um site na internet que é um leilão de empregos... é isso mesmo! Esse é um site especializado em divulgação de vagas de trabalho (em Boston, EUA... ok?!) baseado numa mistura que envolve a "Lei da oferta e da procura" e aqueles programas do estilo do "Menor lance único".


Funciona mais ou menos assim: os empregadores anunciam as vagas, esclarecendo o tipo de trabalho disponível e os requisitos necessários; e os candidatos informam suas qualificações e dizem quanto gostariam de ganhar.

O site afirma que não necessariamente a oferta de salário mais baixa vai ser a escolhida, mas que o pagamento será um dos fatores mais importantes na hora da decisão.

Segundo seus fundadores, o site serve para aumentar a inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho, mas segundo meu ponto de vista, se não houver controle rigoroso, isso pode virar exploração legalizada. Isso porque não tenho dúvida de que o salário desejado será a primeira coisa que os contratantes olharão (até mesmo antes do nome do candidato), o que pode levar a uma desvalorização da mão-de-obra. Menos mal que se trata de trabalho temporário, mas vá que essa moda pega no Brasil... o que não falta é malandro pra tirar proveito!

4 comentários:

i - Arte disse...

Parabéns pelo blog, te indiquei o selo "OLHA
QUE BLOG MANEIRO", espero que goste! Passa no meu blog para pegá-lo.

Grande abraço!

www.i-arte.blogspot.com

Déia ☼ disse...

Menor lance único? Será que esses empresários não sabem o valor do salário mínimo no Brasil? Acho que não, se soubessem não perderiam tempo em leilões, abririam suas empresas aqui e estaria tudo certo!


Obs: Olá Nuno, por motivos de força maior tive que excluír aquele meu outro blog (diário de uma futura professora), queria fazer muitas mudanças mas para isso precisava de certos conhecimentos em HTML, coisa que não tenho, por isso o excluí e estou definitivamente com este.

Espero continuar recebendo sua vista em meu novo blog.


Bjus♥

Carlos Victor Alves disse...

E ae Nuno. Bem legal e muito interessante essa postagem. É bm isso mesmo, os malandros que tem no Brasil adoram tirar vantagem das pessoas e isso ai é só mais uma forma pra eles conseguirem isso. Parabéns mais uma vez, ta ficando ótimo esse teu blog. Abração

Vítor Torrez disse...

Nossa, nunca imaginei que houvesse algo desse tipo o.o'
Acho um absurdo! Como é que vão escolher a mão de obra pelo valor mais baixo, deixando para segundo plano a qualidade da mesma?

Parabéns pelo blog!Muito bom mesmo

Abraços