terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

BBB pra quê?

A

o acessar um blog que acompanho (Idéias Livres), falando sobre o Big Brother Brasil... senti-me uma verdadeira lata de lixo, e vazia ainda por cima!

É claro que este programa sana muito do instinto julgador e curioso que temos, mas obviamente ele é muito mais do que um programa dito "sem conteúdo": é um programa lucrativo para quem o faz.

Não posso negar que era uma pessoa totalmente contra este tipo de programa, mas no final sempre acabo dando uma olhada... não sou telespectador assíduo do BBB, mas não sou hipócrita comigo mesmo pra não dizer que volta e meia acabo me pegando na frente da TV.

Embora eu concorde que a emissora deveria colocar programas mais instrutivos no lugar deste e tantos outros, não me considero sem conteúdo... pois pra mim, a falta de conteúdo se manifesta quando não se sabe olhar um programa destes com reservas, ou seja, quando se analisa qualquer atitude tanto dos participantes quanto dos criadores com leviandade e inocência, tomando até mesmo partido, em alguns casos. E, aliás, isto serve pra qualquer tipo de programa, inclusive os noticiários. É isto que nos faz seres pensantes: a capacidade de analisar com imparcialidade qualquer situação, antes de fazer um pré-julgamento (ou preconceito).

Por isso mesmo, penso também que se tornou uma "marca de sabedoria" (e até com um ar de superioridade) odiar estes reality shows, fazendo com que as pessoas que não acompanham se sintam mais pensantes dos ques os reles mortais que assistem o programa.

Assim, devemos ter o cuidado de não sermos pegos pela mesma armadilha que montamos, pois podemos incorrer aos erros dos quais tanto repudiamos: a ignorância e o preconceito, afinal seremos tão ignorantes e preconceituosos quanto os ditos telespectadores se só conseguirmos criticar e inferiorizar os que assistem, esquecendo de fazer (ou propor) algo mais interessante do que está sendo criticado.

9 comentários:

Gabriel → Bloga╝ disse...

Eu penso que o que acontece é que ninguém faz programas melhores e que atraiam o telespectador. E é um jogo, um jogo que mostra como são as pessoas. Todo mundo (a mioria) gosta de saber da vida do outro. Muitos são enchiridos, gostam de saber da vida do outro, ou seja', ''dar uma espiadinha''. Eu evito ver, pra não dar audiência pra essa emissora e pra demonstrar ser um dos poucos que gosta de outras coisas, mais interessantes (se bem que é meio difícil) e eu até me encontro as vezes vendo a algum tempo esse bbb. Alguma precisa inventar (repito) um programa mais interessante. A culpa não é nossa (não somos ignorantes), só que vemos aquilo que nos atrai mais.

Fls, abraço, se puder, participe do meu debate no meu blog.

Veja lá, abraços!!!

http://ga2009.blogspot.com/

Déia ☼ disse...

Não serei hipócrita em dizer que assisti o 1ª, até pq não se pode ser contra ou a favor de algo que não se conhece, mas já deu né!

O povo não luta pelos seus direitos, não participam de abaixos assinados, nem sabem que depois de um milhão de assinaturas podem vetar qualquer decisão, seja na câmara, senado ou sancionar qualquer que seja a lei. Agora...para elimar esses caras temos mais de trocentas ligações, e o povo depois reclama dos políticos que tem!

Bjus♥ e PARABÉNS novamente, o seu BLOG está ÓTIMO!!!

Filipe Oliveira disse...

Comentei agora pouco sobre isso em outro blog, blog que te achei kkkkk.
Nuno, nome de um professor de música que tive. Hehe.

Bom, como disse lá. Deixei de assistir, por acabar enxergando o quanto é um programa sem ultilidade, sem nada a acrescentar em nossa vida. Achei coisas melhores para fazer. Mas há quem diga que é um bom programa, um passatempo.
kkk vai da pessoa.

Um abração

Filipe Oliveira disse...

Já sou seguidor! hehe

Vivian Sbrussi disse...

Oiii Nuno!!!
achei interessante o seu post!!! A sua opinião sobre o BBB é diferente do que a gente encontra... tenho que admitir que concordo contigo!!! A única coisa que eu não concordo é qdo vc fala que ele se tornou marca de sabedoria. Acho que isso não tem nada a ver! Eu, por exemplo, não gosto de assistir, prefiro outros programas, e por isso ao invés de assistir e ficar reclamando eu faço outras coisas!

=D

André :) disse...

Sem dúvida é um programa muito lucrativo, já aconteceu cada coisa naquele programa que é de ficar de boca aberta, dai eu penso "como eles permitem isso em rede nacional??" permitem porque o povo brasileiro gosta de uma boa confusão, e o país gostando/assistindo o canal lucra e com o tempo as coisas vão ficando cada vez mais feias, desde que não afete a audiência do canal que transmite o bbb a tendencia é so piorar.

Até Mais. =)

Nuno disse...

Vivian, desculpe pela generalização, mas isso infelizmente é uma coisa da qual às vezes não escapo em um texto escrito.
Quando digo "marca de sabedoria" me refiro a uma atitude muito utilizada (não por todos, agora sim heheh) com a finalidade de dar um ar de "pessoa culta" a quem o defende. Claro que boa parte não gosta de assistir este tipo de programa por não se sentir atraído, como acontece com qualquer programa, mas quis salientar este tipo de pensamento que ocorre, pois é pouco falado nas discussões sobre os fundamentos de um reality show.

Novamente, obrigado pelos comentários de todos!

Gabriel → Bloga╝ disse...

Nuno, blz? Estou passando pra te entregar 3 selos que ganhei também. Vá no meu blog e pegue-os ^^.

Parabéns, abraços!!!

**Daya** disse...

Bem,eu tenho uma opinião bem áspera sobre BBB,não concordo nem um pouco com esse programa e tudo que envolve o mundo do BBB,acho ele uma pura mentira entre outras coisas,tenho um post também que falo sobre o BBB no meu blog do ataques de fúria,é literalmente o que penso,um dos problemas na minha opinião é o conteúdo que esse programa tem,alias pra mim não tem nada de bom por lá,mas o mais intrigante é ver como uma emissora,um programa em si ,consegue manipular a mente das pessoas á algo totalmente irreal,aquilo é uma mentira gente,a própria Sabrina Sato já afirmou isso em rede nacional,uma outra ex BBB também, que não me recordo o nomem,também falou em rede nacional das palhaçadas por trás desse programa...Enfim...Eu sinceramente não perco meu tempo vendo isso e dando a rede globo o que eles mais querem e sempre conseguem,audiência de um programa totalmente mentiroso e inutil.